sábado, 7 de dezembro de 2013

celta

                   Celta (ou Suzuki Fun como é conhecido na Argentina) é um carro popular categoria 1.0L (um ponto zero) da Chevrolet produzido noBrasil. Concorrente direto de outros carros populares como o Uno da Fiat, do Gol da Volkswagen e do Ka da Ford. O Celta é umhatchback e no final de 2005 e início de 2006 foi lançada a versão sedan do carro, chamada Prisma. Foi concebido e desenvolvido integralmente no Brasil. 
               O Celta originou-se do projeto Blue Macaw (Arara-Azul) da montadora Chevrolet, divisão brasileira da GM. A proposta inicial do fabricante era produzir um carro acessível às camadas demográficas de menor poder de compra com linhas atraentes e custo de manutenção baixo. Seu criador foi o projetista Paulo Konno designer da GM do Brasil. O modelo foi lançado em 2000 na fábrica de Gravataí no estado do Rio Grande do Sul. A inauguração da fábrica contou com a presença do então presidente do Brasil Fernando Henrique Cardoso. Um ano depois do seu lançamento em 2001 já haviam sido comercializadas 100 mil unidades do pequeno carro. Até dezembro de 2005 haviam sido comercializadas 560 mil unidades. O automóvel pesa apenas em torno de 800 kg e seu câmbio tem relações de marcha bastante curtas.
         O modelo foi concebido unindo traços da segunda geração do Chevrolet Vectra com o estilo hatchback do Corsa 2 portas. A primeira motorização do veículo foi herdada do Corsa 1.0 mpfi de 1996. O painel da primeira geração do veículo possui um velocímetro analógico mas o marcador de combustível e hodômetro são digitais ao contrário do Corsa de primeira geração, cujo painel é totalmente analógico. Entre 2000 e 2005, o acionamento da buzina era feito na alavanca de seta e não no volante, o que gerou algumas críticas por parte dos consumidores. Em 2003 foi lançada a versão 4 portas além da opção 1.4L com 85cv e o kit de acessórios off-road em 2005, disponível para todas as versões, e podendo ser instalado inclusive em exemplares já usados. Em junho de 2005 o motor 1.0 foi convertido para motor flexque funciona com qualquer mistura de gasolina e etanol, através do aumento da taxa de compressão. Em meados de 2002 a GM alterou a motorização da versão 1.0 mpfi (60cv) para a 1.0 VHC (Very High Compression - Alta taxa de compressão - 70cv), em 2005 o VHC FlexPower (70cv a gasolina ou álcool) e em 2009, novamente, a GM alterou a motorização para 1.0 VHCE (77 cv a gasolina e 78 cv a álcool).
Em 2006, a linha Celta passou pela sua primeira reestilização baseando-se no Chevrolet Vectra de 3ª geração. Em 2006 também foi introduzida na família um modelo sedã, o Chevrolet Prisma, com motorização 1.4 Flex de 87cv com gasolina e 89cv com álcool de 2006 até 2008 e a partir de 2009 essa motorização passou a ter 95cv com gasolina e 97cv com álcool. Depois da reestilização a GM ainda manteve por alguns meses a versão com motor de 1,4 litro de 85 cv e o retirou de linha. Em meados 2008, a GM anunciou para a linha 2009 modificações no motor VHC, nomeando-o de VHC E (que significa: Very High Compression Economy - Economia e Alta taxa de compressão), que passou a desenvolver potência de 77 cv (gasolina) e 78 cv (álcool), contra os 70cv do VHC antigo, produzindo torque máximo de 9,5mkgf (gasolina) e 9,7mkgf (álcool), fazendo de 0 à 100Km/h em 14,9s.O modelo também ganhou um novo tanque de combustível com capacidade para 54 litros, ante o de 47,8 do modelo antigo.
Foi lançado também em 2009 o Prisma com motorização 1.0 VHCE, versão Life, na tentativa de substituir o Corsa Classic, mas, sem sucesso, saiu de linha em poucos meses. Voltou a ser fabricado na linha 2012, na versão LS, mas novamente não fez sucesso e saiu de linha.
O Celta na linha 2006, ganhou nova frente, traseira e interior, porém mantendo a estrutura do Corsa de 1994. Possuía dois tipos de acabamento conhecidos como Life e Spirit (a versão Super saiu de linha em 2009) em três ou cinco portas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário